Postura para manicure: saiba qual é a correta e quais cuidados você deve ter

Olá, meninas! Sabemos que, às vezes, pensando em oferecer o melhor para as clientes, muitas manicures profissionais acabam colocando sua saúde e bem-estar em segundo plano. Os erros posturais são muito comuns nessa profissão e, ao longo dos anos, podem trazer prejuízos à coluna vertebral da manicure ou pedicure, bem como na região cervical (do pescoço). É preciso prestar atenção à forma de sentar e também ao tipo de assento utilizado para evitar dores e problemas na coluna.

Postura para manicure

Postura para manicure é um assunto a ser levado a serio. Muitas mulheres acabam tendo problemas na coluna devido aos maus hábitos de postura. Confira nossas dicas:

Coluna

É essencial que a manicure mantenha a coluna sempre ereta, com a região lombar bem apoiada ao encosto, apoiando também o osso inferior do quadril na cadeira. Manter a coluna curvada ou torta é bastante perigoso e, depois de anos de trabalho, esses erros de postura podem provocar problemas irreversíveis.

Pés

Os membros inferiores geralmente sofrem sobrecarga pelo fato de que as manicures jogam a maior parte do peso do corpo sobre eles. Os pés devem ficar completamente apoiados no solo, com os joelhos não muito separados. Evite mantê-los cruzados, longe do chão ou ficar na ponta dos pés.

Mãos e braços

Evite se debruçar sobre o balcão ou mesa que utiliza para fazer as unhas de sua cliente. Mantenha suas mãos sempre na altura dos cotovelos, que devem permanecer o mais próximo quanto for possível de seu tronco. Sempre que possível, faça alongamentos das mãos e dos braços, para evitar problemas como tendinite causados pelos movimentos repetitivos.

Pescoço

A atividade de fazer unhas acarreta também a má postura da cabeça e dos ombros. Quando os músculos dessa região são submetidos a sobrecarga, eles tensionam, diminuindo o fluxo sanguíneo e provocando dor. É importante durante as pausas no trabalho movimentar os ombros e pescoço, alongando a musculatura e relaxando a tensão da região.

Mais cuidados e dicas para seu bem-estar

  • Não fique o dia inteiro sentada. A cada duas horas, faça pequenos intervalos de dez minutos e, durante esse período, fique de pé, alongando o corpo.
  • Utilize roupas confortáveis e leves, que não apertam o corpo e dificultam a circulação, evitando calças jeans, por exemplo.
  • Utilizar sapatos confortáveis e adequados também é importante. Não trabalhe com saltos altos, pois eles cansam os pés.
  • Utilize cadeiras com encosto e assento macios, de preferência em um nível um pouco abaixo da cliente, o que evitará que você curve sua coluna.
  • Ainda falando sobre saúde, sempre utilize luvas durante o trabalho, pois além de ser um cuidado com a higiene, é também uma forma de prevenir o contato com o sangue da cliente caso ocorra algum machucado, assim como fungos e outras doenças, como, por exemplo, a hepatite.
  • Se possível, use máscaras durante o uso de lixas. Essa é uma boa forma de evitar que você aspire o pó das unhas.

Agora que já sabe tudo sobre a postura para manicures e como não prejudicar sua saúde durante o trabalho, aproveite para conhecer também nossas dicas de como fazer unhas perfeitas. Para mais dicas como essas, assine a newsletter do blog e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Aproveite nossas ofertas:

[ux_custom_products cat=”adesivos-de-unhas” products=”4″ columns=”4″]

 

 

Share

Comments

  1. oi fofuxas
    adorei o site, é um conteúdo muito interessante para nosso ramo da beleza.
    Sempre é bom novos conhecimentos na área, eu amo o ramo da beleza e maquiagem
    Parabéns pelo site, um beijinho da jana 😉

  2. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *