5 dicas para parar de roer unhas

Olá, meninas! Muitas de vocês ainda cultivam aquele péssimo hábito de roer as unhas, não é mesmo? Por isso iremos dar dicas para parar de roer unhas.  As justificativas para roer as unhas são inúmeras, mas é bem provável que ansiedade e nervosismo sejam as desculpas mais frequentes.

Mas atenção! Esse simples hábito pode trazer uma série de complicações à saúde: as nossas mãos, que tudo tocam e pegam, vão acumulando microorganismos ao longo do dia, e colocá-las na boca sem uma higienização correta pode trazer doenças e uma verdadeira colônia de bactérias para dentro do nosso corpo.

Roer as unhas também pode interferir no seu sorriso, você sabia? A longo prazo, isso afeta toda a disposição da arcada dentária. Os problemas são vários, como se pode perceber. Mas, como todo vício, se livrar desse hábito pode ser bem complicado.

5 dicas para parar de roer unhas

No texto de hoje vamos te mostrar algumas dicas e estratégias que te ajudarão a botar fim de uma só vez nesse péssimo costume e para de roer unhas de uma vez por todas.

Faça as unhas!

Converse com qualquer manicure e ela terá a resposta na ponta da língua: a melhor forma de controlar o hábito é fazer as unhas com frequência. Isso mesmo! Pouco importa que elas estejam roídas até o talo. Seja paciente e cuidadosa e comece a cuidar das unhas você mesma. Se sentir vontade, pinte-as com um esmalte forte.

Desse jeito você se lembrará delas sempre que colocar os dedos à boca. Além disso, depois de todo o trabalho de tratar, lixar, retirar o excesso de esmalte e limpar as falhas, você não irá querer arruiná-las logo no primeiro dia, não é mesmo? Manter as unhas limpas e bem cuidadas é o primeiro passo para deixar de roê-las!

Use esmaltes especiais!

Você já deve ter visto alguma vez na farmácia um esmalte especial para quem cultiva o hábito de devorar as unhas e as cutículas. O segredinho por trás de sua eficácia? O produto tem um gosto horrível! Transparente e com um aspecto semelhante ao de uma base, basta passar uma camada fina do produto sobre as unhas e esperar pelo resultado!

Toda vez que você for levar a mão à boca sentirá o gosto amargo do esmalte. Em pouco tempo aprenderá a lição e o impulso de roer as unhas vai embora! Logo logo elas crescerão e alcançarão um tamanho que nunca tiveram. Converse com seu dermatologista e pense nessa tentativa!

Controle a ansiedade!

Se você é daquelas que desconta nas unhas toda a aflição de um dia estressante no trabalho, talvez esse seja o momento de canalizar seu nervosismo! Por que não tentar meditação, yoga ou relaxamento? Para as mais ativas, que tal extravasar por meio dos exercícios físicos? Matricule-se na academia, faça uma aula de judô ou boxe, dança ou natação. Teste as possibilidades e veja o que funciona melhor para você!

Aposte no chiclete!

Que tal mascar um chicletinho? Menta, hortelã, tutti frutti, a escolha é sua! Sem açúcar para aquelas preocupadas com o peso e os dentes, ou ainda o velho e tradicional big big: o importante é desviar a atenção das unhas!  A goma de mascar (ou até mesmo uma balinha!) pode ser uma forma eficiente de aliviar a tensão e manter a boca bem afastada da ponta dos dedos. Só não se esqueça de jogar o chiclete fora quando for entrar para uma reunião importante da empresa ou apresentar um trabalho!

Compre uma lixa!

Não aguentou e puxou uma lasquinha da unha do dedo indicador? Não tem problema! Tire da bolsa uma lixa e conserte o erro antes que a tentação de reparar a unha com o próprio dente seja grande demais. Manter as unhas lixadas e curtinhas pode ser uma ótima opção para quem está às vias de abandonar o vício. Tenha sempre uma ou duas lixas de prontidão!

Essas foram algumas das nossas dicas para manter a saúde das unhas. Acha que dessa vez deixará de roer as unhas definitivamente? Conte pra gente nos comentários e continue acompanhando o blog Look das Unhas!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *